GeografiaReino de MisthalinO reino de Misthalin é considerado um dos reinos mais antigos, com sua capital em Varrock. É cortado pelo Rio Lum. Seus são a Wilderness ao Norte, Rio Salve ao leste, o mar ao sul e o reino de Asgarna a oeste.
A cidade de Lumbridge é uma pequena vila que cresceu ao redor do Castelo de Lumbridge do Duque Horacio. O castelo foi lá construído para impedir invasões vindas do leste, do deserto.
A vila de Draynor nasceu como uma comunidade pesqueira e teve seu ápice com a construção da Mansão de Draynor. Infelizmente, pouco se sabe do dono original da mansão e porque ela se tornou assombrada.
A vila de Edgeville foi criada como um último ponto de reabastecimento para os aventureiros e guerreiros que seguiam para o norte.
A cidade de Varrock é a capital do Reino, possuindo a Bolsa de Valores do Grand Exchange, o Castelo de Mistlahin, A Biblioteca de Varrock, e muitas outras facilidades de uma cidade grande. Assim como as facilidades, há também a ação de gangues de ladrões, duas delas mais famosas a Black Arm e a Phoenix. Como as gangues não são muito expressivas, os guardas não fazem muito caso das gangues. Devido à Bolsa de Valores, Varrock é considerada a principal cidade humana, e centro comercial.
Uma pequena vila de bárbaros foi instalada entre Varrock e a montanha White Wolf, ao sul de Edgeville, como uma tentativa de um posto avançado numa possível invasão bárbara.
Reino de AsgarniaO reino de Asgarnia tem como capital a cidade de Falador. Seus limites são a Wilderness ao norte, o reino de Misthalin a leste, a oeste pelo reino de Kandarin e ao sul pelo mar.
A cidade de Falador é a capital do reino, contendo o Castelo de Falador e a famosa Party Room, na qual podem ocorrer festividades.
O Porto de Sarim é o local de onde os navios direcionados a Misthalin e Asgarnia aportam e carregam e descarregam seus produtos. A partir do porto, uma pequena vila relacionada ao comércio de peixes cresceu.
A vila de Burthorpe é mais conhecida pela seu castelo de jogos. Lá, as pessoas podem se reunir para fazre atividades como xadrez, damas, e outros.
Rimmington é uma pequena vila ao sul de Falador que nasceu próximo ao Castelo de Melzar. A vila conta com lojas para artesanatos, incluindo uma coluna de fracionamento utilizável por qualquer um.
O Castelo de Melzar não é mais habitado pelo mago que o construiu. Agora é habitado por criaturas desde ratos a demônios, enquanto Melzar, enlouquecido, pratica magias sem sucesso no porão.
Taverley é uma cidade construída pelos druidas que acreditam no poder da natureza e das ervas. Lá existem lojas para comprar e vender ervas utilizadas em poções e equipamentos para invocar a natureza.
Reino de KandarinO reino de Kandarin é limitado pelos bárbaros ao norte, o reino de Asgarnia ao leste, colinas de Feldip ao sul, e Tirannwn ao Oeste.
A cidade portuária de Catherby é o porto de onde os navios vindos de Misthalin e do lado leste de Asgarnia podem aportar para ter acesso ao reino de Kandarin. A cidade também é famosa pela abundância de peixes.
A vila dos videntes (Seers Village) foi construída como um local recluso para os druidas videntes poderem se concentrar melhor e poder ver o futuro que aguardava a raça humana.
Logo ao lado leste, o Rei Arthur, Merlin e seus Cavaleiros da Távola Redonda construíram um castelo para tirar férias da Inglaterra.
Yanille é uma fortaleza que protege o sul do reino contra os ogros vindos das colinas de Feldip. A cidade é principalmente habitada por magos.
Ardougne é a capital do Reino de Kandarin. A cidade é dividida em dois lados, Leste e Oeste. O lado oeste foi assolado por uma praga cujo o Rei do Leste não pode combater, pois o rei do Oeste, Tyras, foi numa cruzada para Tirannwn e nunca voltou. Sua solução foi simplesmente isolar a área.
A praga na verdade é falsa, e induzida para impedir o avanço de ambos os lados ao pelo oeste, pois o rei do Leste acredita que Tyras estaria voltando e estaria alterado, determinado a acabar com Kandarin.
Deserto KharidianoO deserto se divide em mais ou menos três partes. Ao norte fica a cidade de Al-Kharid. Ao sul, ficam as cidades de Menaphos e Sophanem. Entre eles, há o deserto kharidiano, com algumas cidades ou vilarejos espalhados pelo deserto.
A cidade de Al Kharid é o último ponto de abastecimento para os aventureiros que irão ao deserto. O controle de acesso ao deserto é feito por um comerciante chamado Shantay.
A cidade de Pollnivneach é considerada uma pequena capital de ladrões, mercenários e falastrões. O próprio prefeito da cidade prefere não prestar atenção. A cidade também serve como um ponto avançado da linha de transporte de tapetes voadores.
As cidades de Menaphos e Sophanem são as cidades localizadas ao sul do deserto. Sophanem é assolada por uma praga não contagiosa cuja origem é associada ao deus Het. A cidade de Menaphos é a cidade natal dos mercenários Menafites.
A pequena cidade de Nardah foi construída por Nardarine em conjunto com a deusa Elidinis. A religião principal é Elidianismo, porém já houve tentativas frustradas de mudar a religião para o Saradominismo.
MorytaniaO território de Morytania é evitado pela maior parte dos humanos, pois lá, reina o caos e a destruição. Poucas cidades sobrevivem e os humanos que lá vivem não escolheram lá ficar. Segundo diz a história, o pântano que lá se encontra foi uma vez uma floresta rica, mas pelas influências do deus Zamorak, se tornou o pântano chamado Mort Myre.
A cidade de Canifis é a cidade dos lobisomens. Originalmente era controlada pelos humanos, que se defendiam no castelo. Porém o médico do castelo se rebelou e acabou por deixar os lobisomens e vampiros tomarem conta da cidade.
O Porto de Phasmatys já foi um porto agitado, mas sempre com a ameaça de morte vinda de Morytania. Uma certa vez, no entanto, foi descoberta a fonte da vida eterna, e todos os habitantes da cidade esqueceram-se das suas preocupações e se viraram para a tal fonte. A vida eterna lhes garantida era uma vida como almas sem corpo, impedidas de ascenderem.
A cidade de Burgh de Rot foi uma tentativa de colonizar a área, porém se tornou apenas um criadouro dos vampiros para coletarem sangue dos humanos.
A pequena vila de Mor'ton costumava ser uma pequena congregação pagã dedicada à exploração do sistema de catacumbas embaixo da cidade, porém o perigo do pântano e o mal que lhes caía os tornaram loucos, e a cidade foi dominada por espíritos e sombras.
Ao extremo leste fica o território Meyerditch, dominado pelos Vyrewatchs, que são uma raça de vampiros. Nesse território, os humanos vivem em barracas simplesmente aguardando a próxima coleta de sangue
TirannwnO reino de Tirannwn é o reino dos elfos. Limita-se pelo mar ao norte, oeste e sul, e pelo reino de Kandarin ao leste. Pouco se sabe sobre a raça, porém o rei Tyras de Kandarin foi numa cruzada para investigar a área, e nunca mais voltou. Atualmente, sabe-se que Tyras foi, na verdade, impedir o retorno de zamoraquianos através de um portal que seria aberto pela tribo de Iorwerth.
A floresta de Isafdar é na verdade um recluso campo onde os elfos preferem ficar a sós. Viagens para lá muitas vezes resultam em mortes devido às armadilhas preparadas pelos elfos.
A vila de Lletya é mais voltada aos humanos, que são bem vindos lá.
A cidade élfica de Priffdinas está fechada para os humanos enquanto os elfos da tribo de Iorwerth não criarem uma trégua com os elfos de Lletya.
Colinas de FeldipEste é o território dos ogros, e o território de uma espécie de ave chamada Chompy, pelos ogros. Ao sul do território encontram-se as lagoas de Oo'glog, que atualmente são aproveitadas como um spa pelos humanos.
KaramjaEssa enorme ilha abriga duas cidades. Brimhaven, um porto freqüentado por piratas e membros de gangues, e a Vila de Shilo, uma cidade mineradora cuja principal atividade é exploração de pedras semi-preciosas. Ao sul, encontra-se uma densa floresta ainda não mapeada, enquanto a leste de Brimhaven, encontra-se o porto de Musa Point, o primeiro porto que os jogadores podem acessar através de viagens navais. Entre Musa Point e Brimhaven, encontra-se o vulcão de Karamja, atualmente dormente, mas ainda expelindo lava.
Atol dos PrimatasEssa ilha é dedicada ao deus Marimbo, deus dos macacos. Nessa ilha está seu único altar de adoração.
MiscellaniaÉ um pequeno reino, dirigido por um rei e uma rainha, separados nos extremos da ilha. Pouco se sabe sobre o reino.
Ilhas FremmenikA história diz que duas personagens históricas bárbaras Jatizso e Neitiznot se instalaram nas partes leste e oeste, respectivamente dessas ilhas, e para sempre houve um conflito entre as duas populações. A ilha de Jatizso foca mais na mineração, enquanto Neitiznot pode explorar iaques, árvores árticas e plantações.
Fonte: Wikipédia